Seriedade vs diversão

Este post é um belo exemplo de como uma simples conversa no messenger pode gerar um texto de reflexão. Verificando meus contatos, vejo que uma certa mulher está online. Como um bom cavalheiro desejo-lhe bom dia e pergunto como está a sua vida. Diga-se “en passant” que não conheço-a pessoalmente e adicionei-a recentemente aos meus contatos.

Conversa vai, conversa vem. Ela elogia-me pelo meu blog. Agradeço-a. Ela disse que dou “glamour” e “sarcasmo” ao dia. Dai me veio em mente a seguinte análise de dois aspectos importantes em nossa vida: seriedade e diversão. Interessante notar que estes dois aspectos quase sempre são opostos… quando um domina a situação o outro fica adormecido, mas não devemos deixar que este “sono temporário” torne-se permanente.

Nossa vida é feita de situações e momentos. Existem momentos onde devemos manter a seriedade (quando delegamos ou nos delegam tarefas, nos estudos), e, existem momentos onde devemos nos divertir (finais de semana, com a família, amigos). Ambos os aspectos são muito importantes para o equilíbrio de nossa vida, mas devem ter os seus momentos certos.

O que eu posso observar é que inúmeras pessoas põem seriedade em quase tudo na vida, em aspectos onde não é necessário. E isto é muito frequente na atual sociedade moderna. Somos constantemente cobrados em quase todas as áreas de nossa vida, e este fator levamos para a vida social e íntima. Com o passar do tempo muitas pessoas acabam se tornando secas, ásperas, sérias demais. Estes fatores evoluem para a prepotência e arrogância. As pessoas começam a perder a sua alegria interior.

Óbvio que não podemos brincar em alguns momentos (você não vai contar uma daquelas clássicas piadas numa reunião gerencial?)… mas, pessoalmente falando, e com um pouco de experiência em várias áreas de trabalho, posso garantir que a diversão faz um grande diferencial em nosso trabalho e relacionamento interpessoal (o famoso networking). Já perceberam que as pessoas mais divertidas têm maior facilidade em fazer amizades. Não estou dizendo para ser “o bobo da corte”, mas quando podemos, devemos nos divertir.
Conheço várias pessoas que levam a seriedade para além da vida profissional… passam finais de semana remoendo aspectos e problemas do trabalho, não dão importância para mulher/namorada, família/amigos/filhos… o velho dilema, vida profissional versus vida pessoal… fecham-se para o mundo, esquecem que a vida é passageira e existem muitos aspectos sublimes que devemos aproveitar enquanto podemos. Eu jamais deixarei de divertir-me por ser uma pessoa séria. Eu vivo a vida, acima de tudo… tenho muitas coisas à aprender, mas sou da filosofia “carpe diem“.

Geralmente as pessoas confundem aproveitar a vida com ser um “bon vivant” e ter muito dinheiro… pensamento totalmente errado… para aproveitar a vida é mais simples do que muitos pensam… não é preciso ter um Porsche 911 GT3  Turbo na garagem e morar num triplex de um bairro de luxo, ir à Disney todo o ano, visitar o Castelo das Fadas na Alemanha, assistir o Lago dos Cisnes num teatro em Moscou, comer sushi no melhor restaurante do Japão, passar férias nas Ilhas Gregas, esquiar nos Alpes suíços, ver o Cirque d’ Soleil em Paris, etc… devemos dentro de nossas possibilidades fazer coisas divertidas, aquelas brincadeiras simples de nossa infância, observar a natureza, sorrir com os amigos. Como tem um belíssimo dizer:

Não importa a luxúria do almoço, mas a grandeza de sua companhia.

Eu me divirto muito em meu ambiente de trabalho. Demonstramos seriedade, mas sempre nos divertimos um com o outro. Vocês nem imaginam o quanto rimos com gafes e histórias engraçadas, mas sempre cumprimos tarefas em suas metas estabelecidas. Citarei outro exemplo: uma pessoa fantástica que trabalha no RH do instituto que realiza o nosso pagamento (Lactec). É uma pessoa super profissional, mas consegue aliar bom humor ao seu trabalho… sempre que a visitamos, rimos muito com histórias de infância e outras histórias divertidas… várias lembranças divertidas… num próximo post, vou homenageá-la.

Devemos viver com seriedade temperada com generosas doses de diversão.

Deixe um comentário

