Zona de conforto

De vez em quando é preciso subir num galho perigoso porque é lá que estão as frutas. [Will Rogers]

Não importa a velocidade a que avanças. O essencial é que não pares nunca. [Confucio]

Nestes dias onde tua mente tem uma tempestade cerebral (texto será publicado brevemente) eis que começo a indagar a mim mesmo sobre a tão comentada zona de conforto. Depois de alguns minutos de pesquisas (as fontes estão nos links abaixo) revelo a minha opinião sobre a zona de conforto.

A zona de conforto consiste numa barreira mental, um espaço onde conhecemos cada centímetro de olhos fechados. É o habitual e conhecido por nós. Ou seja, sintetizando: aquilo que estamos acostumados a fazer diariamente, a dita rotina. Graças a Deus trabalho onde existem desafios diários que me fazem sair da zona de conforto. Mas porque devemos sair da zona de conforto se nela estamos tranquilos? Ora, porque a incerteza é um fato da vida. Mais cedo ou mais tarde você precisará sair de sua zona de conforto. E quando saímos de nossa zona de conforto é que evoluimos, quando precisamos aprender coisas novas. Saindo da zona de conforto estimulamos nosso cérebro a evoluir, que é uma tendência natural de todo o ser humano. Quando temos que sair da zona de conforto nos refinamos como seres humanos (os diamantes são construídos à altas pressões e temperaturas).

Um peixe num aquário olhando para o mar. O Aquário é a zona de conforto e o mar tudo aquilo que sonha realizar na vida.

Posso citar a escola como exemplo, todo o dia têm coisas novas,cobrança de nota, novas lições, provas, etc… Claro que é difícil para sair da zona de conforto, afinal estamos acostumados com ela, mas quem não arrisca não petisca. Um risco calculado pode ser extremamente benéfico a vida (ver texto O Alpinista).
Sonhamos com uma vida tranquila mas em muitas situações necessitamos sair da zona de conforto. Na sociedade moderna viver na zona de conforto é sinônimo de ficar parado no tempo, é a mais pura realidade. Riscos são as raízes da evolução humana. Paramos na zona de conforto por falta de objetivos e metas definidas. Devemos de vez em quando sair da rotina, fazer coisas novas, existem inúmeras possibilidades. Faça uma coisa nova por dia e verás o quão isto te faz melhor.

http://cyberdiet.terra.com.br/por-que-devemos-sair-da-zona-de-conforto-7-1-6-112.html
http://www.rh.com.br/Portal/Carreira/Entrevista/5085/a-ameaca-da-zona-de-conforto.html
http://www.blogdofabossi.com.br/2010/08/zona-de-conforto-motivacao/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s