Comidas da roça

Madrugada gelada; o céu azul estrelado retratando uma pintura de um grande artista; o cantar do galo; os raios do sol anunciando o novo dia; o frescor e o aroma do orvalho, doce perfume de nostalgia. O bezerro procurando a “ubre” da vaca; os sabiás no mourão entoando uma melodia; a velha chaleira tilintando na chapa; a costela e o salame defumando; o café em perfeita harmonia.

Ótimos tempos, inesquecíveis lembranças, saudades eternas de pessoas, lugares… A passagem comprada, o ônibus para o interior, pela janela as riquezas da roça (gado, porco, ovelha, galinha, trigo, milho, feijão, soja). A poeira na roupa, o linguajar caipira.

Bença vô, bença vó (ambos in memorian). O leite tomado direto da fonte, quente e espumado. As “carpidas” de roça, as roçadas com meu avô (detalhe: meu avô era deficiente, possuía um lado do corpo paralisado, não falava devido a um derrame cerebral e jamais deixou de trabalhar). As espigas de milho verde assadas na estufa de fumo (meu recorde foi de quinze espigas). As pêras e as laranjas colhidas no pé. As sobremesas que minha tia fazia, em especial, as cucas de farofa, a coalhada e o “chico balanceado”.

Aquela mesa repleta de guloseimas, coisa linda de se ver e comer. A costelinha de porco com quirera, a polenta com frango caipira (hoje tem frango moderno rs), a moranga/abóbora com leite, a batata doce assada, o arroz carreteiro na velha panela de ferro, a carne de porco em lata (imersa na banha para conservar) com virado de feijão. A canjica com leite, o cuscuz e o angu (certa vez minha avó paterna teve problemas intestinais por causa do angu), as paçocas de amendoim.

Lembranças que quando posso revivo no meu cotidiano. Agora que a minha tia adquiriu um fogão a lenha ficou mais fácil fazer as comidas da roça. Domingo passado, um frio de lascar, levantei cedo, fiz fogo, pus uma canjica para cozinhar, no almoço tínhamos sobremesa. Hoje em dia, tadinha das crianças, MC Donalds, Coca Cola e fast foods em geral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s