Sabedoria Infantil

Sábado dia 23 de julho, aniversário da minha querida sobrinha. Passo na Yellow Kids e compro seu presentinho. Meia hora depois já estava rumando para Santa Catarina. O ônibus atrasou devido à obras na rodovia, tive que pegar um outro ônibus que não passava perto da casa da minha família, ok, faz parte, gosto de caminhar.

Começo a subir a rua da minha casa. Minha sobrinha sempre me espera no ponto de ônibus que tem em frente a minha casa. Avistou-me, saiu correndo com seu lindos cabelos louros ao vento em minha direção. Abri meus braços, recebi-a com um abraço tão puro que minha emoção ficou nítida em meus olhos.

– Cadê o beijo do tio?

– Smaaac!!! Tio “inho” o que você tem nesta bolsa? Já sei meu presente.

– Não é não, é um livro que o tio comprou…

– A vó tá fazendo o meu bolo, vai ter cachorro quente, refrigerante e tio como é o nome daquelas massinhas que tem carne no meio, pequenas e redondinhas?

– Cochinha..

– Sabe que hoje é o meu “niveisário” tio?

– É, não sabia… O olharzinho dela pra mim foi algo tão doce e ingênuo que fui obrigado a entregar a sacola pra ela e dizer surpresa, PARABÉNS!!! Seus olhinhos brilharam, disse pra ela que tinha o presente dela e do meu outro sobrinho.

Chegamos em casa, pedi benção aos meus pais, minha mãe estava fazendo um bolo com recheio de morango (uma delícia, seis horas da manhã de domingo assaltei um pedaço na geladeira rs). Ela toda faceira com os presentes, pegou-me pelo braço, fomos nas casas dos seus amiguinhos convidá-los para a sua festinha.

Primeiro foram os seus primos, já estava com ela e mais duas crianças na rua. Depois ela disse pra mim: – tio, vamos chegar na casa da Milena pra convidar ela também. Chegamos, uma casa bem humilde, ela perguntou pra mãe de sua amiguinha se ela deixava a Milena ir ao seu aniversário. Eis o diálogo que me impressionou de maneira positiva:

Mãe da amiguinha: Nossa, a gente não sabia que hoje era o seu aniversário, nem compramos presente! Minha sobrinha olhou para a mãe da Milena e falou uma pequena frase mas com um grande significado que prezo em minha vida.

Minha sobrinha: Não precisa de presente, o que vale é a amizade, ter meus amigos no meu aniversário… Abraçei minha sobrinha junto a mim e falei pra ela: É por isso que o tio te ama de montão!!!

Chegamos em casa, minha sobrinha foi arranjando cadeiras para os seus amiguinhos, você senta aqui, você senta lá, cantaram os parabéns, ela assoprou a velinha, e me surpreendeu mais uma vez… Antes de começar a comilança ela falou: Esperem, a “pefêssora” disse que temos que orar antes de comer. E fez sua oraçãozinha de olhos fechados e mãos uma sobre a outra. Ao final disse: pronto, podem comer, bom apetite à todos.

Muitos estudam Platão, Aristóteles, Sócrates, Hegel, Kant, Freud, Nietzsche, Confucio, etc… Muitos estudam 10, 20, 30 anos, fazem PhD em Cambrigde, Oxford, Yale, MIT, Harvard, etc… Passam a vida atrás de conhecimento e não adquirem sabedoria.

Muitas vezes a sabedoria reside na simplicidade e sinceridade de uma criança, pense nisso!!!

2 pensamentos sobre “Sabedoria Infantil

Deixe um comentário

