Os pés de araçá

Desde pequeno que adoro conviver com a natureza. Já publiquei alguns posts sobre algumas peripécias da minha infância bucólica no interior catarinense. Sempre que posso adoro passear por parques, adentrar a mata e fazer uma caminhada. Isto renova as minhas energias.

Nestes meus 34 anos já perdi a conta de quantas árvores já plantei. A primeira árvore plantada eu me recordo. Eu tinha 5 anos de idade, ganhei uma mudinha de pinheiro araucária do meu pai e plantei num gramado que tinha perto da nossa casa de madeira. Quase 25 anos depois, por uma coincidência destas que o destino nos prega, juntamente com meu irmão passamos pelo local onde morávamos. Pra minha alegria, lá estava o pé de pinheiro, ainda em fase de crescimento.

O tempo foi passando, lembro-me dos pés de abacate, tinha que deixar a semente num vidro com água até adquirir um certo tamanho e depois fazer o plantio definitivo. Os pés de pêssego, de laranja, de mimosa, de café (sim plantei dois pequeninos pés de café em frente a casa da minha tia aqui em Curitiba).

Agora na Páscoa, juntamente com toda a família, fomos fazer um almoço campeiro numa chácara no interior catarinense. Já na chegada fui escalado para subir num grande pé de caqui para retirá-los para os meus sobrinhos. Numa sacolinha de plástico notei algumas mudinhas que logo reconheci serem pés de araçá-rosa. Peguei uma cortadeira, chamei meus sobrinhos para me ajudar e lá fomos fazer o plantio.

Como criança tem uma curiosidade já me perguntaram pra que eu queria plantar aquelas arvorezinhas (rs). Como bom tio expliquei o motivo e disse que as arvorezinhas davam frutinhas para comer. En passant, em frente a casa da minha tia também tem um pé de araçá-rosa. Chegamos perto de um tanque, eu fazia os buracos com a cortadeira, cada um plantava uma muda. Ao final suas mãos estavam pretas de terra. Ao todo plantamos 50 pés de araçá-rosa ao redor do tanque.

Chegando no velho casarão de madeira, já sentimos de longe o cheiro de um um churrasco sendo preparado. Eles correram contar a novidade para os meus pais.

Experimente um dia plantar uma árvore, as secretarias do meio ambiente doam mudas. Certamente que a natureza vai te agradecer. Existe até um projeto de um site de buscas (Eco4Planet) que incentiva o plantio de árvores quando você utiliza seu mecanismo de pesquisa.

6 pensamentos sobre “Os pés de araçá

  1. araça-rosa…nunca ouvi falar!! rs
    uma vez plantei um abacate, mas não devo ter feito certo. nunca nasceu nada. minha filha pantou cactus em um vaso grande lá em casa…já está bem grande.

    • Araçá-rosa é uma árvore frutífera típica da região sul do Brasil. Quanto ao abacate o jeito certo é ‘espetá-lo’ com dois palitos de fósforos, colocá-lo num vidro de conserva com a parte pontiaguda pra cima e deixá-lo até a metade de água. Quando estiver com uns 30 centímetros de altura plante-o definitivamente. O importante é a intenção de ajudar a natureza. Obrigado por comentar.

    • Rs. Graças a Deus tive uma infância onde pude fazer tudo o que uma criança deve fazer. Hoje fico triste em ver crianças em ‘prisões de pedra’ e cada vez mais cedo aprendendo a ‘selvageria’ do mundo moderno capitalista onde vivemos. É inglês aos 4 anos de idade, é finanças pessoais aos 7 e por ai vai.

      Óbvio que educação é fundamental, mas, e cadê o tempo para ser criança? Correr, pular, brincar, se sujar, fazer arte… Talvez a pressa dos pais em moldar seus filhos para a sociedade futuramente venha a formar adultos com problemas psicológicos, stress, mau humor, etc.

      Criança tem que ser criança. Obrigado por comentar.

  2. Donluidi, ontem quando cheguei em casa, vi meu sobrinho sentadinho no degrau da escada, juntando em um potinho as sementes da laranja que ele havia comido… perguntei porque ele estava separando as sementes e ele me disse: “para plantar no sítio do meu pai, ué!”… me lembrei deste seu texto que havia lido outro dia!!! :o)

Deixe um comentário

